Capture

Atividades

MESA-REDONDA (LINGUAS INDIGENAS 

Ocorreu no dia 24 de Abril a mesa-redonda Linguas Indigenas, que teve lugar como uma das atividades do curso de extensão, "Prulinguismo, línguas indígenas, cultura e história", realizado pelo LABEDIS.

Abril Indígena

    _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

Defesas de Tese 

 

No mês de Fevereiro, foram defendidas duas Teses de membro do LABEDIS. Abaixo, as informações fornecidas pelos autores:

 

Insinuações da carne: Ordem da Imagem e Sentidos do Olhar – Por questões de leitura de fotografia digital da G Magazine

Lucas Nascimento

Resumo:

A questão inaugural da tese é de natureza epistemológica sobre o percurso de leitura do olhar de fotografia digital publicitária: como ler fotografia digital como imagem-discurso? Para respondê-la, investimos na produção conceitual de imagem cosmética e de escrita fotográfica, baseada em ‘paráfrases visuais’, ‘policromias’ e ‘memória alegórica’ (SOUZA, 2001; 2011; 2012). O nosso corpus de análise são imagens de ensaio fotográfico de Dicesar por Dimmy Kieer e seus big brothers gêmeos, para a revista G Magazine, além de resultados de experimento de rastreamento ocular de leitura de fotografia digital de sua capa e seis enunciados circulados em sites de publicidade e propaganda sobre a edição dessa revista. O aporte teórico-metodológico é a Análise do Discurso de linha francesa, a Linguística Cognitiva e a Linguística Experimental. A leitura aparentemente de nudez teve sua linguagem em funcionamento pela normatividade de específico grupo sexista, o que indica a desregulação do corpo masculino e a indisciplina do corpo na história da heteronormatividade. O machismo afirma a nudez masculina em capa publicitária da G Magazine, edição de maio de 2010.

Palavras-chaves: Discurso; Corpo; Gênero; Fotografia digital da G Magazine; Rastreamento ocular; Percurso de leitura do olhar; Sentidos do olhar.

Na Trama dos Sentidos: O edital de Concurso Público sob a ótica da Análise De Discurso

Márcio Lázaro Almeida da Silva

Resumo:

O edital de concurso público, tomado sob o prisma da Análise de Discurso, é uma materialidade que traz a articulação entre o simbólico e o político, o que nos permite colocá-lo numa posição privilegiada de investigação.  Frise-se que se trata de um texto prescritivo de regras que governam o concurso público, uma das maiores conquistas políticas dos trabalhadores no Brasil. O concurso concentra uma típica relação inscrita no modelo econômico do capitalismo: a relação entre instituição/Administração e homem/administrado; em outras palavras, uma relação entre os que detêm os meios de produção e os que pretendem vender sua força de trabalho. Esta tese tem por objetivo apresentar uma análise da prática discursiva produzida pelo Estado em edital de concurso público, levando em consideração: (i) a constituição histórica dos sentidos que circulam hoje em dia nos editais, por meio da incorporação/desincorporação de dizeres e sentidos no transcurso do tempo, e (ii) os deslocamentos de sentidos operados pelo efeito metafórico – deriva – nas atuais formulações do nosso objeto. Para o desenvolvimento da análise, fizemos uma pesquisa documental, pela qual foi possível construir dispositivos de arquivo formados basicamente por leis e editais, e confrontamos esses arquivos com os pressupostos teóricos da Escola Francesa de Análise do Discurso. Foram mobilizadas, da AD, dentre outras, as noções de interdiscurso, formação discursiva, formação ideológica, intradiscurso, paráfrase, polissemia e silenciamento.

    _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

Resumo dos pareceres do mérito acadêmico OBCAR Enredos 2019

resumos2019

Construído no final de 2018, o material é parte do que fora entregue às 14 agremiações do grupo especial em evento realizado na cidade do samba com a presença de diversas personalidades do samba como: Rosa Magalhães, Milton Cunha, Alexandre Louzada, Jorge Silveira, Renato Lage, Severo Luzardo e outros. Tiago José Freitas Batista é o autor, líder do Observatório de Carnaval do LABEDIS, é doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisa o funcionamento da linguagem em desfiles de Escolas de Samba pelo viés da Imagem e do Discurso, orientado pela professora Doutora Tania Clemente de Souza, coordenadora do LABEDIS.

Documento em PDF

    _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

Recuperação do acervo de Curt Nimuendajú sobre Etnologia Indígena  tem reportagem no Conexão UFRJ

foto abertura

O boletim Informativo da UFRJ publicou na sua edição de novembro / dezembro uma reportagem sobre o trabalho realizado pelo LABEDIS na recuperação do acervo fotográfico do etnólogo Curt Nimuendaju.

A reportagem pode ser lida na integra na página do boletim, disponível nesse link.  

    _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

 

Pesquisa sobre Nimuendajú são reportagem da Deutsche Welle  

curt DW

 

Com o título "O alemão que revolucionou os estudos indígenas no Brasil" a rede de notícas alemã  Deutsche Welle  publicou uma reportagem sobre o etnólogo Curt Nimuendajú, que tem parte de sua obra preservada pelos esforços de documentação do LABEDIS. A professora Tania Clemente deu seu depoimento à publicação comentando sobre a importância do antropólogo para a etnologia brasileira.

A reportagem pode ser lida no website da DW, neste link

    _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

OBCAR- Último encontro do ano - 2018

 

labedis encontro final 2018 3 labedis encontro final 2018 4                

labedis encontro final 2018 2          labedis encontro final 2018 1

Encerrando as atividades do ano de 2018, o Observatório de Carnaval - filiado ao Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som - realizou na data de ontem, 30, na Cidade do Samba, a entrega do mérito acadêmico às 14 escolas de samba do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro. 
Durante este ano, recebemos a visita de personalidades do carnaval que conversaram conosco e com a população acadêmica sobre a execução do carnaval. 
Os membros filiados ao Observatório de Carnaval apresentaram análises sobre as sinopses e os sambas-enredo para o carnaval de 2019.

Agradecemos a todos pela participação no evento.
Agradecemos também ao Hotel Baldô, à Liesa, à administração da Cidade do Samba e à AMEBRAS.

Até 2019!!

    _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

 

 Screen Shot 2018 11 11 at 9.21.29 PM 678x381

 

Pesquisador do LABEDIS contribuiu com a discussão do ENEM sobre o uso social da língua.

 

O pesquisad Jonathan Ribeiro  publicou no blog de Linguística da UNICAMP o artigo derivado da sua tese “Da sombra às cores: análise discursiva do dicionário LGBTs Aurélia.”, sobre a polêmica em relação à questão do Enem. O texto  está disponível para leitura  no blog da UNICAMP 

   _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Mesa do OBCAR/LABEDIS:“Portela canta ela, Clara Nunes, de Madureira”

oitava mesa do Observatório de Carnaval 1

Ocorreu a oitava mesa do Observatório de Carnaval. Mediada por Milton Cunha, a mesa: “Portela canta ela, Clara Nunes, de Madureira” contou com a participação do presidente executivo do GRES Portela, Luis Carlos Magalhães, o diretor cultural da agremiação, Rogerio Rodrigues e a primeira porta-bandeira, Lucinha Nobre. 
Tivemos também a presença da atriz e cantora Clara Santhana, que interpreta Clara Nunes no musical “Deixa Clarear”, nos honrando com a belíssima música “Portela na Avenida” - cantada por Clara Nunes. Foi uma tarde de muito aprendizado e de alegria para nós.

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

 LABEDIS na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2018SNCT 2018

 O projeto “Redução da desigualdade social com acessibilidade ao conhecimento via comunicação digital e matemática em escolas de nível médio-técnico da rede FAETEC" da pesquisadora Rosane da Conceição Pereira foi aprovado para a chamada do PROGRAMA ESPECIAL DE DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA do CNPq, a ser realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2018, sob a temática “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

"Laboratório de Comunicação e Marketing Digital NeoAB - ETEAB-FAETECNEOAB

Vinculado ao LABEDIS, foi criado o "Laboratório de Comunicação e Marketing Digital NeoAB - ETEAB-FAETEC" que tem a pesquisadora do LABEDIS, Rosane da Conceição Pereira, como pesquisadora líder. O objetivo do laboratório é relacionar o projeto de pré-iniciação científica Jovens Talentos - FAPERJ/CECIERJ, Estudo da publicidade na técnica de propaganda: a importância de fundamentos e recursos para discentes em uma agência modelo, desenvolvido com equipes de alunos do curso médio-técnico profissionalizante integrado, na agência laboratório NeoAB Marketing e Comunicação da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro - ETEAB-FAETEC. A agência atende clientes internos (rede FAETEC) e externos (comunidade e empresas próximas), com produtos como análise do discurso publicitário com estudos de casos, planejamentos estratégicos de comunicação e marketing, campanhas publicitárias (em geral impressas e digitais), layouts de sites, aplicativos e peças diversos, orientados por professores do curso técnico.

Para mais detalhes, acesse a página do Laboratório no site do CNPq

 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

XII Seminário do Núcleo de Estudos em Comunicação e Pesquisa - NECP

Seminario Rosane

A pesquisadora do LABEDIS, Rosane da Conceição Pereira participou da mesa redonda sobre a linguagem da Comunicação Digital e seus rumos profissionais,  no XII Seminário do Núcleo de Estudos em Comunicação e Pesquisa - NECP, da UNIVERSO Niterói. O evento foi organizado pela professora Regina Coeli da Silveira e Silva e a gestora do curso de Comunicação Social, Katia Adriana Falcao Pereira Espósito. Entre os participantes, professores, ex-alunos, a publicitária Mariana Viana, dona da agência Putz, convidados, alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, e de Jornalismo, em 17/09/2018. 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Próximo evento do OBCAR: Portela canta ela, Clara Nunes, de Madureira

27/09/2018 às 14h no auditório E-3 da Faculdade de Letras/UFRJ.

Enredo Portela 2019

 _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 Curso: “Plurilinguismo, Políticas de Línguas e Ensino”

  01Plurilinguismo Políticas de Línguas e Ensino

 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

  Próximos eventos do OBCAR

 obscar LOGO web

Data/Hora

Local

Mesa

Convidado(s)

       

 

 16/08/2018                           14:00

16:00

Auditório F-324

"Poética da dança: a importância do bailado das portas-bandeira no Carnaval contemporâneo"

Estudos da Arquitetura da criação da sinopse e samba para o Mérito OBCAR das agremiações Império Serrano, São Clemente e Tuiuti

 Selminha Sorriso
Squel Jorgea
Dandara Ventapane
Viviane Martins
Samile Cunha
Membros OBCAR

 

27/09/2018

14:00

16:00

 

Auditório E-3
Faculdade de Letras/UFRJ                                          

Portela Canta ela, Clara Nunes, de Madureira

Estudos da Arquitetura da criação da sinopse e samba para o Mérito OBCAR das agremiações Grande Rio e Mocidade

 Luis Carlos Magalhães Presidente da Portela e convidados da Escola
Membros OBCAR

 

04/10/2018

14:00

16:00

Auditório E-3
Faculdade de Letras/UFRJ

Narrativas de um Paraíso: o Tuiuti da Tropicália, Escravidão e do Bode.

Estudos da Arquitetura da criação da sinopse e samba para o Mérito OBCAR das agremiações Vila Isabel, Mangueira e Viradouro

Carnavalesco Jack Vasconcelos
Membros OBCAR

08/11/2018

14:00

 

Auditório E-2

Faculdade de Letras/UFRJ

Estudos da Arquitetura da criação da sinopse e samba para o Mérito OBCAR das agremiações Portela, União da Ilha, Salgueiro, Beija-flor, Unidos da Tijuca e Imperatriz

Membros OBCAR

 

06/12/2018

14:00

Auditório Museu Nacional

Entrega do Mérito OBCAR

 Milton Cunha,  Representantes das Escolas
Membros OBCAR

 

  _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Curso de extensão: “Plurilinguismo, política de línguas e ensino”

 

O curso corresponderá a um total de oito encontros, no período entre 16/08 e 11/10; acontecerá nas tardes de quinta-feira, das 14h às 17h; e ofertará 30 vagas.

Como é uma atividade de extensão, alunos de outras instituições e membros da comunidade podem participar da proposta, desde que seja respeitado o quantitativo de vagas.

As inscrições para alunos da UFRJ serão feitas diretamente no SIGA, conforme a nova política de extensão da instituição. Outros interessados deverão se inscrever diretamente no Setor de Extensão da Faculdade de Letras.

Cronograma do curso:

ENCONTRO 1: mapeamento das diferentes línguas faladas em território nacional e política linguística
PALESTRANTE: Tania Conceição Clemente de Souza

ENCONTRO 2: política linguística e revitalização de línguas silenciadas
PALESTRANTE: Maycon Silva Aguiar
DATA: 23/08/2018

ENCONTRO 3: territorialidade, línguas indígenas e suas classificações
PALESTRANTE: Marcia Maria Damaso Vieira
DATA: 30/08/2018

ENCONTRO 4: cooficialização de línguas e políticas linguísticas: o guarani do Paraguai
PALESTRANTE: Priscila Gomes Santos
DATA: 06/09/2018

ENCONTRO 5: política de línguas e modalidades de língua: o português Huni-Kuin
PALESTRANTE: Beatriz Protti Christino
DATA: 13/09/2018

ENCONTRO 6: política linguística e ensino I
PALESTRANTES: Jonathan Ribeiro e Viviane Soares
DATA: 20/09/2018

ENCONTRO 7: política linguística e ensino II
PALESTRANTES: Viviane Soares e Jonathan Ribeiro
DATA: 27/09/2018

ENCONTRO 8: política linguística e NEJA I
PALESTRANTE: Silvia Pereira
Data: 04/10/2018

ENCONTRO 9: política linguística e NEJA II
PALESTRANTE: Silvia Pereira
Data: 11/10/2018

 _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 OBCAR: “Arquitetura da criação: narrativas e linguagens” 

 

 

36616258 231915294202806 7219028005174116352 n

Apresentação de Paulo Barros e a mediação da coordenadora do LABEDIS e do Observatório de Carnaval, Tania Clemente de Sousa.

 

36599613 231915290869473 8375041319298400256 n

Participantes do encontro 

 _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som v. 3, n. 1 (2018)

— Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, disponível em <<https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias>>. Convidamo-los a navegar pelo sumário da revista, para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Recebemos, neste volume, 12 artigos inéditos, oriundos de áreas diversas do conhecimento, dos quais destacamos o de Patrick Charaudeau, influente teórico francês e proponente da teoria Semiolinguística: “DU DISCOURS POLITIQUE AU DISCOURS POPULISTE. LE POPULISME EST-IL DE DROITE OU DE GAUCHE?”. 

Publicamos, também, duas entrevistas com importantes intelectuais brasileiros: a primeira, dirigida aos leitores interessados em linguística, é com José Luiz Fiorin, téorico, estudioso do discurso e autor de diversos livros; e a segunda entrevista, dirigida aos leitores interessados em literatura, é com Heloísa Helena Oliveira Buarque de Hollanda, teórica, crítica literária, autora de diversos livros, liderança intelectual de inúmeras iniciativas políticas e intelectuais e fundadora de unidades e de cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os artigos deste volume estão online. Policromias é uma publicação de fluxo contínuo: caso tenha nos submetido um texto que ainda está sendo avaliado, isso significa que poderá ser incluído no próximo volume. Dúvidas podem enviadas para o endereço de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cordialmente,
Maycon Silva Aguiar 
Editor responsável




Sumário
https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/issue/view/1017

Artigos
--------

DU DISCOURS POLITIQUE AU DISCOURS POPULISTE. LE POPULISME EST-IL DE DROITE OU DE GAUCHE? (11-23)
        Patrick Charaudeau

A CIDADE COMO PALCO E SEUS DESÍGNIOS NA LITERATURA (24-31)
        Luciana Nascimento

ASPECTOS DO TEMPO E DO ESPAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE O COTIDIANO (32-47)
        José Wellington Dias Soares

NARRATIVA ORAL E PROSÓDIA (48-68)
        Waldemar Ferreira Netto

MAPAS, CONSTELAÇÕES, ESPIRAIS: A REDE EM DELIGNY, BENJAMIN E DELEUZE (69-79)
        Luiza Borges

O FUNCIONAMENTO DO EFEITO-RESISTÊNCIA-SIMBÓLICO NA SOCIEDADE DE CONTROLE (80-91)
        Teodulino Mangueira Rosendo

A TRANSFIGURAÇÃO DISCURSIVA E IDENTITÁRIA DE BATMAN E CORINGA: O CAVALEIRO DAS TREVAS (92-116)
        Ricardo Ribeiro Elias,  Silvânia Siebert

OS DISCURSOS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: DESVENDANDO A CENOGRAFIA E O ETHOS NAS PRÁTICAS SOCIAIS (117-132)
        Briane Schmitt, Ernani Cesar de Freitas

O SOM E A FÚRIA: A QUESTÃO DA PRONÚNCIA APRESENTADA EM DICIONÁRIOS PARA APRENDIZES DO INGLÊS PARA FALANTES DO PORTUGUÊS (133-149)
        Paulo Roberto de Souza Ramos

RUÍNAS DE UM SONHO - A FICÇÃO HISTÓRICA DE LEONARDO PADURA (150-160)
        Gabriel dos Santos Lima

A PERFORMANCE MUSICAL DA POESIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS TROIS POÈMES DE STÉPHANE MALLARMÉ (161-172)
        Yuri Molinari, Guilherme Gontijo Flores

A CRENÇA NO REAL E A RELIGIÃO - UMA ESCRITA DE SI EM ELIAS PORTOLU E COSIMA DE GRAZIA DELEDDA. (173-190)
        Alba Maria Santana Ferreira Elias, Izabel Dal Pont, Silvana de Gaspari

Entrevista
--------

OS CONTORNOS QUE A LINGUÍSTICA TRAÇA PARA SI VERSUS OS CONTORNOS QUE A LINGUÍSTICA DEVERIA TRAÇAR PARA SI: UMA ENTREVISTA COM JOSÉ LUIZ FIORIN (191-205)
        Maycon Silva Aguiar,    Viviane dos Ramos Soares

ENTREVISTA COM HELOÍSA HELENA OLIVEIRA BUARQUE DE HOLLANDA (206-212)
        Ana Crélia Penha Dias

______________________
Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 


 

Próximo encontro do OBCAR: identidade e Narrativa em Mangueira de 2016 À 2018

 

                             obcar 24 5

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

II Encontro do Observatório de Carnaval do nosso Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som.

Com o tema: “Do Enredo ao Samba: processos e construções da poética musicada”, a mesa foi composta pelos compositores Antonio Gonzaga e Claudio Russo, o professor Rafael Julião, o carnavalesco Alexandre Louzada e pela coordenadora do Labedis, professora Tania Clemente.

 II Encontro do Observatório de Carnaval 1

 

 II Encontro do Observatório de Carnaval 2

 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

  

Palestra do Observatório de Carnaval.

 

30743552 197978997596436 8804604520526759573 n


 

OBCAR: participantes reunidos. 

obcar.05.04.2018

 

(05/04/2018)

Abertura do Observatório de Carnaval com a presença do Professor Doutor Milton Cunha, Professor Doutor Fred Goes, Professor Doutor Samuel Abrantes, Professora Doutora Helenise Guimarães e a Professora Doutora Tania Clemente, além dos alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

 

Palestra inaugural do OBCAR

Palestra Dr. Milton Cunha

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

“Metodologias de pesquisa e a divulgação científica”

 28472208 1554683297960680 7118748121893280832 n

No dia 6 de março o LABEDIS participou da mesa Mesa-redonda “Metodologias de pesquisa e a divulgação científica”

 

Fabio Malini, Laboratório de imagem e Cibercultura/ Universidade Federal do Espírito Santo

Marina Ramalho, Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz – "Estudos de recepção em DC: alguns desafios e possibilidades"

Tania Clemente, Faculdade de Letras/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Moderação: Vanessa Guimarães

 

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, número 4 

 

Policromias V. 2 N. 2

A revista Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som acabade publicar seu último número, disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Deste volume, destacamos a contribuição de Carlos González Domínguez, de José Luis Arriaga Ornelas e de Claudia Lucia Benhumea Rodríguez, pesquisadores da Universidad Autónoma del Estado de México, ensejando o espaço intervarlar de trocas que Policromias pretende ser; e a significativa entrevista com José Horta Nunes, importante figura da Análise do Discurso no Brasil.

Todos os artigos deste volume já estão online. Lembramos a todos que Policromias é uma publicação de fluxo contínuo: caso tenha nos submetido um texto que ainda está sendo avaliado, isso significa que poderá ser incluído no próximo volume. Dúvidas podem enviadas para o endereço de e-mail divulgado abaixo.

Cordialmente,

Maycon Silva Aguiar
Editor responsável
Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som v. 2, n. 2 (2017)

 

Sumário
https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/issue/view/827

Artigos
--------
A seguinte mensagem será entregue em nome da Policromias - Revista de
Estudos do Discurso, Imagem e Som.
______________________
DISCURSIVE ANALYSIS OF MEDIA REPRESENTATION OF INFAMOUS BODIES. CASE STUDY
OF METRO NEWSPAPER (11-26)
        Carlos González-Domínguez

A CONVERSÃO RELIGIOSA E A REINTEGRAÇÃO SOCIAL SOB A ÓTICA DE UM EGRESSO
DO SISTEMA PRISIONAL (27-50)
        Nilton César Ferreira,  Alexandre Sebastião Ferrari Soares,     José Artur
Teixeira Gonçalves

QUANDO A LETRA FALTA, O DIGITAL FAL[H]A:  A FUNÇÃO DO ESCRITO (51-71)
        Lucas Nascimento

O DISCURSO LITERÁRIO EM OPOSIÇÃO AO DISCURSO JURÍDICO COMO VIA LEGÍTIMA
DE TEMATIZAÇÃO DAS TENSÕES SOCIAIS (72-89)
        Amanda Letícia Firmino de Lima, Thiago Ferrare

A VOZ EX-CÊNTRICA DA PERSONAGEM ORIBELA EM DESMUNDO (90-101)
        Solange Salete Toccolini Zorzo

O CINEMA COMO LUGAR DA LITERATURA: A QUESTÃO DAS REFRAÇÕES DE PERSUASÃO
DE JANE AUSTEN (102-115)
        Debora Cristina de Almeida

“O CORVO” (1983) CURITIBANO DE VALÊNCIO XAVIER: UMA LEITURA
POÉTICO-DOCUMENTAL (116-141)
        Helciclever Barros da Silva Vitoriano

A PERFORMANCE NO DISCURSO ORAL DAS APRESENTAÇÕES DE COMÉDIAS DE IMPROVISO
(142-154)
        Lucas Soboleswki Flores,        Salete Rosa Pezzi dos Santos

Entrevista
--------
A seguinte mensagem será entregue em nome da Policromias - Revista de
Estudos do Discurso, Imagem e Som.
______________________
Entrevista com José Horta Nunes (155-162)
        Maycon Silva Aguiar,    Jonathan Ribeiro Farias de Moura

______________________
Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias

  _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, número 3

 

 

Policromias V. 2 N. 1

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Seminário: a  gradação de preocupações éticas na pesquisa linguística.

cartaz seminário A gradação de preocupações éticas na pesquisa linguística

_________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, número 2 

Policromias V. 1 N. 2
 
 
Caríssimos,

A Revista impressa Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, por meio do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS) e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abre Chamada para submissão de trabalhos científicos, a serem direcionados à 2ª Edição no ano de 2016. Os interessados devem realizar envio, impreterivelmente, até 30 de Setembro deste ano, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
A escolha será feita por mérito de avaliação segundo sistema duplo-cego; a data de divulgação de aceite está prevista para meados de Novembro, podendo ser adiantada. O tema dos trabalhos deve abranger assuntos como linguagem, sociedade, cultura e outras especialidades relacionadas ao discurso verbal e não verbal. Também serão aceitos artigos sobre material audiovisual, como vídeos, reportagens, bem como fotografias.
 
A Revista Impressa Policromias reúne trabalhos de cunho técnico-científico, sendo publicações inéditas, a fim de fomentar a divulgação científica em múltiplas áreas de produção simbólica, histórica e social. Pretende ser o campo de diálogo e debate interdisciplinar da Linguística com diferentes áreas de produção do conhecimento, construindo uma Política de Memória e um Espaço de Reflexão. Sua meta é publicar, dentre outros, textos sobre fotos e vídeos, que assinalem qualitativamente questões locais e de cunho internacional sob o escopo proposto. 


____________________________________  ||   ____________________________________

 

Ciclo de Palestras

2017.1: Contextos Epistemológicos da AD: a contribuição de Michel Foucault   
2017.2: Contextos Epistemológicos da AD: a contribuição de Michel Pêcheux  

 

 _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 


XXXI ENANPOLL

 

O LABEDIS participou do  XXXI ENAPOLL  que ocorreu durente os dias 29 e 30 de Junho e 1º de Julho de 2016, na Universidade Estadual de Campinas. O trabalho  " PADRÕES SINTÁTICOS NAS LÍNGUAS PAUMARI (ARAWÁ) E BAKAIRI (KARIB): A QUESTÃO DA INACUSATIVIDADE " foi apresentado no Grupo de Trabalho de LÍNGUAS INDÍGENAS 


 _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

LABEDIS participa do Seminário Cartografias da civilização: espaços, conflitos e discursos em perspectiva interdisciplinar.

Foi apresentada a paletra "Cartografias da obra de Curt Nimuendajú" no seminário realizado dia 20 de junho na Faculdade de Letras da UFRJ.

Cartografias da obra de Curt Nimuendajú

 Professora Tania Clemente durante a apresentação.

 

  _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, número 1

 Policromias V. 1 N. 1

 

VOLUME 1
 
Olá a todos,
 
Temos o prazer de comunicar o lançamento do primeiro número da Revista "Policromias - Estudos do Discurso, Imagem e Som" (ISSN 24482935), como iniciativa do Laboratório de Discurso, Imagem e Som (LABEDIS/UFRJ).
Como destaque deste primeiro número, está um pequeno artigo inédito de Jean-Jacques Courtine: "Analyse du discours, années zéro: quelques réflexions rétrospectives".
Informações sobre submissão de artigos para o segundo número se inicia na primeira semana de julho e a aquisição da versão escrita encontram-se no endereço www.labedis.mn.ufrj.
A Revista também poderá ser adquirida durante o ENANPOLL - Brasil.
 
Salut à tous,
Nous sommes heureux d'annoncer le lancement du premier numéro de la revue "Policromias - Estudos do Discurso, Imagem e Som" (ISSN 24482935), une initiative du Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS/UFRJ).
En tant que point culminant de ce premier numéro est un petit article inédit de Jean-Jacques Courtine: "Analyse du discours, années zéro: retrospectives Quelques Reflexions".
Article d'information de soumission pour le deuxième numéro commence la première semaine de Juillet et l'acquisition de la version écrite sont en adresse www.labedis.mn.ufrj.
Le magazine peut également être acheté au cours de la ENANPOLL - Brésil.
Hola a todos,
Nos complace anunciar el lanzamiento de la primera edición de la revista "Policromias - Estudos do Discurso, Imagem e Som" (ISSN 24482935), una iniciativa del Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS/UFRJ).
Como punto culminante de este primer número es un pequeño artículo no publicado por Jean-Jacques Courtine: "Analizar du discours, années Zero: retrospectivas quelques Reflexiones".
La información de envío de artículos para el segundo número comienza la primera semana de julio y la adquisición de la versión escrita se encuentran en la dirección www.labedis.mn.ufrj.
La revista también se pueden comprar durante el ENANPOLL - Brasil.
Abrazos,
Ciao a tutti,
Siamo lieti di annunciare il lancio del primo numero della rivista "Policromias - Estudos do Discurso, Imagem e Som" (ISSN 24.482.935), un'iniziativa del Discorso Laboratório de Esdutos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS/UFRJ).
Come un punto culminante di questo primo numero è un piccolo articolo inedito di Jean-Jacques Courtine: "Analizzare du discours, années Zero: retrospettive Quelques Reflexions".
Informazioni articolo di presentazione per il secondo numero inizia la prima settimana di luglio e l'acquisizione della versione scritta sono in indirizzo www.labedis.mn.ufrj.
La rivista può anche essere acquistate durante il ENANPOLL - Brasile.
Aabbracci,
Hello everyone,
We are pleased to announce the launch of the first issue of the magazine "Policromias - Estudos do Discurso, Imagem e Som" (ISSN 24482935), an initiative of the Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS / UFRJ) . 
As a highlight of this first issue is a small unpublished article by Jean-Jacques Courtine: "Analyse du discours, années zéro: quelques Reflexions retrospectives". 
Article submission information for the second number begins the first week of July and the acquisition of the written version are in www.labedis.mn.ufrj address. 
The magazine can also be purchased during the ENANPOLL - Brazil.
 

  _________________________________________________  ||   _________________________________________________ 

 

 Palestra na Faculdade de Letras da UFRJ

 

 

 

 Cartaz Horta 2015 para anexo em email logo labedis em cima